4 DESAFIOS QUE UM BOM GESTOR DE COMPRAS DEVE SUPERAR

Toda clínica e hospital que pensa em crescer com sustentabilidade competitiva entende que há muito tempo o setor de compras deixou de ser um setor operacional e passou a ser estratégico.

 

E quais são os principais desafios do setor no contexto de serem estratégicos para o sucesso das operações?


É o que a gente tenta explicar aqui, trazendo 4 desafios que um bom gestor de compras deve superar.


Confira abaixo!

1. REDUÇÃO DOS CUSTOS DA OPERAÇÃO


Qualquer redução de custos inicia-se na cadeia de produção. E considerando que 2020 vivemos a maior crise econômica de proporções mundiais do século, devido ao novo coronavírus, podemos afirmar que nunca fez tanto sentindo a frase “vende bem quem compra bem.” E isso se aplica também aos serviços médicos, hospitalares e odontológicos.


É preciso criar a cultura de constantemente realizar pesquisas de novos fornecedores em busca de melhores produtos, condições e atendimento. Também devem ser revistos contratos e práticas antigas que podem conter custos.


Nesse sentido o maior desafio é estar baseado em comunicação, integração e segurança, princípios que dão embasamento ao conceito de workflow para evitar riscos como:


  • Compras ineficientes por manter relacionamento com fornecedores antigos que não agregam valor;
  • Exposição fiscal por não monitorar se o fornecedor está habilitado frente aos órgãos competentes, como a Anvisa;
  • Rupturas no estoque/almoxarifado por atraso na entrega de fornecedores;
  • Impossibilidade de realizar o serviço por falta de produto em estoque.



2. GESTÃO DE PESSOAS E CAPITAL HUMANO


A máxima da administração do século 21 é: “Empresas são feitas de pessoas, processos e produto.” E é exatamente nessa ordem, as pessoas estão em primeiro lugar.


Então para obter diferencial competitivo o gestor de compras dependem de uma boa equipe e de um ambiente de trabalho saudável.


Ouvir e saber ouvir é uma das principais características de um bom gestor e precisam ser trabalhadas constantemente. Saber ouvir vai além da capacidade técnica para não deixar que prazos e a pressão por resultados tornem seu setor uma “linha de montagem” ou aumentem a rotatividade de pessoas no setor.



3. RELACIONAMENTO COM OS STAKEHOLDERS


Stakeholders são as partes interessadas. O setor de compras é o elo entre empresa e fornecedores, por isso é preciso administrar de forma eficiente os interesses das partes, sem prejuízos ou desvantagens para um ou outro.


A complexidade dessa tarefa pode ser minimizada com boas práticas, começando com a transparência das informações e uma boa comunicação entre todos os envolvidos.


Aqui mais uma vez ressaltamos a importância de saber ouvir e se posicionar na linha de frente.



4. NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES QUALIFICADOS


Todos os desafios mostrados acima podem ser minimizados com a correta qualificação de fornecedores. E sempre vale lembrar que aqui não podemos considerar apenas preço. Ele é parte importante mas restringir qualificação ao aspecto monetário também pode implicar em sérios riscos ao negócio.


É comum fornecedores apresentarem propostas com preços menores e depois se mostram incapazes de fornecer os produtos com as especificações acordadas, tanto com relação a qualidade dos produtos quanto a qualidade do serviço agregado, como atendimento e entrega no prazo. é fundamental comprovar a capacidade técnica e operacional.


O determinante aqui é garantir que seus fornecedores estejam alinhados à estratégia da sua organização.


E o segredo está no relacionamento mais próximo.

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SOBRE A DISTRIMÉDICA


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