4 DICAS PARA FAZER O CONTROLE DE MEDICAMENTOS NO HOSPITAL

Na gestão hospitalar deve-se dar atenção especial não apenas a aspectos, como atendimento ao paciente, recursos humanos, compras, higienização, mas também ao processo de controle de medicamentos. Afinal, se observar bem, esta é uma parte importante no tratamento de um paciente, bem como no controle de custos de um hospital.


Ciente disso, elaboramos este conteúdo para apresentar quatro dicas que podem te ajudar a obter uma gestão mais eficiente em relação ao controle de medicamentos de seu hospital. Confira!

1. Cadastre os medicamentos

Uma dica simples, mas que pode garantir eficiência em relação ao processo de gestão de medicamentos em seu hospital é realizar o cadastro dos medicamentos. Em outras palavras, realizar o cadastro dos medicamentos é registrar sua entrada no estoque de medicamentos do hospital.


Essa tarefa garante que você tenha ciência de quantas medicações existem no estoque, por exemplo, e quais são as mais utilizadas - informações que podem ser obtidas a partir do registro de controle de entradas e saídas.


Contudo, é importante que padronize o cadastro dos medicamentos, para que assim essa tarefa se torne mais fácil de ser feita. Por exemplo, medicamentos sob prescrição médica deve seguir tal caminho. Os com tarja preta, outra forma de cadastro.


2. Contrate recurso humano qualificado

É o gestor de estoque o profissional capaz de garantir o controle adequado dos medicamentos de seu hospital. Ao contratar recurso humano qualificado, você não apenas consegue obter maior eficiência no controle dos medicamentos, mas também reduzir custos e realizar a compra de novos medicamentos quando isso for necessário.


Manter o estoque de medicamentos em níveis considerados ideais é uma forma de fazer com que seu hospital funcione adequadamente, podendo atender com eficiência seus pacientes, bem como tratá-los.


3. Adote um sistema de gestão de estoque

O processo de cadastro de medicamentos pode ser feito, sem sombra de dúvida, com o uso de papel e caneta. Contudo, é importante destacar que essa forma de realizar o cadastro de medicamentos é obsoleta, frente às tecnologias que existem e que podem otimizar esse processo.


Por isso, adote um sistema de gestão de estoque de medicamentos, pois é uma solução que pode não apenas fazer com que obtenha maior controle em relação às entradas e saídas de medicamentos, mas também reduzir custos. Afinal, com um sistema de gestão, pode-se, inclusive, reduzir o quadro de colaboradores responsável pela gestão dos medicamentos.


4. Estabeleça níveis de acesso aos medicamentos

Por fim, como última dica, estabeleça níveis de acesso aos medicamentos. Por exemplo, somente chefes de determinados setores podem acessar os medicamentos X e Y. Ao fazer isso, não apenas controlará as saídas dos medicamentos, mas também quem tem acesso a eles.


De um modo geral, só quem tem acesso aos medicamentos são determinados profissionais de um hospital. Para isso, eles ainda precisam entregar uma solicitação por escrito, que ficará registrada no arquivo do setor responsável pela gestão dos medicamentos.


Gostou das dicas? Esperamos que sim! Leia outros conteúdos como este acessando nosso site. Que tal fazer isso agora mesmo?

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br