5 dicas de biossegurança para aplicar em seu consultório

Seguir as recomendações de biossegurança é o esperado de toda instituição de saúde, principalmente quando se pensa que os profissionais dessa área conhecem os riscos que ambientes não preparados podem apresentar.


Dentro de um consultório não poderia ser diferente. Seguir com os protocolos de segurança em dia é a melhor maneira de manter os profissionais e os pacientes seguros de todos os riscos que um ambiente da área da saúde pode oferecer.


Vamos conhecer 5 dicas de biossegurança para aplicar no seu consultório. Elas serão a diferença na hora de manter seu local de trabalho dentro das normas e minimizar os riscos de contaminação ou ferimento.

1 - Incentive o hábito de lavar as mãos


Pode parecer uma medida muito simples, mas manter as mãos sempre limpas é uma estratégia muito eficaz para evitar a contaminação com micro-organismos. Dessa forma, incentive sempre seus colaboradores e pacientes a lavarem as mãos com regularidade quando estiverem no consultório.


Vale ressaltar que a luva não dispensa a necessidade de lavar as mãos. O ideal é manter o máximo de protocolos de segurança possíveis, então também é importante higienizar as mãos entre as trocas de luvas.


2 - Mantenha os instrumentos sempre higienizados


Os instrumentos são muito importantes dentro de um consultório, pois são aliados na atuação do profissional. Como ferramentas tão importantes de trabalho e por entrarem em contato diretamente com os pacientes, em vários casos, eles precisam estar sempre com a higienização em dia.


Uma higienização completa e eficaz precisa envolver alguns passos, como a assepsia, desinfecção e esterilização. Existem protocolos tradicionais para a limpeza de instrumentos, então basta segui-los.


3 - O ambiente também precisa ser sempre limpo


De nada adianta lavar sempre as mãos, usar luvas e manter os instrumentos sempre higienizados se o ambiente do consultório não estiver limpo. É preciso higienizar as superfícies e o ambiente em geral com frequência, evitando possíveis contaminações com micro-organismos.


4 - Equipamentos de Proteção Individual são fundamentais EPIs


Os EPIs são muito importantes e atuam dando proteção tanto para quem está utilizando quanto para os pacientes que entrarão em contato com o profissional.


Os principais equipamentos de proteção de um consultório são as luvas descartáveis, as máscaras, óculos de segurança, jaleco e calçado adequado e fechado. Existem outros, que variam de acordo com as especificidades dos ambientes e especialidades.


5 - Vacinas



Pode não parecer, em um primeiro olhar, mas manter a vacinação em dia também é um importante cuidado de biossegurança. Elas protegem os profissionais e os pacientes e são asseguradas para os profissionais de saúde por preconização do Ministério do Trabalho e Previdência.


Nós podemos te ajudar

Sabemos da importância dos cuidados de biossegurança em um consultório e por isso estamos aqui para fornecer as melhores soluções em produtos para manter seu local de trabalho protegido e funcional.


Nossa missão é oferecer soluções em produtos que agregam na vida profissional de nossos clientes, construindo um relacionamento de longa duração com nossos parceiros. Acesse nosso site clicando aqui e conheça nosso catálogo diverso e pensando para atender suas necessidades.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br