5 práticas para melhorar a gestão financeira hospitalar

Primeiramente, é importante destacar que um bom gestor precisa ter conhecimentos que extrapolam a área da saúde. Somente assim ele conseguirá ter sucesso na administração financeira. Além disso, ele precisa dispor de uma equipe competente, que seja capaz de assessorá-lo sempre que a necessidade surgir.


Essas questões, quando combinadas a uma visão estratégica do negócio e da sua missão, levam às boas práticas de gestão financeira hospitalar.

Tenha um bom planejamento



Para que um planejamento de gestão hospitalar seja eficiente, é preciso fazer um levantamento dos processos de todos os setores. Isso ajudará a compreender como eles impactam nas contas do hospital.


Essa tarefa pode ser otimizada pela mobilização das lideranças, em especial aquelas que são responsáveis por áreas que realizam compras, pagamentos e contratam colaboradores. Com essas informações em mãos, o gestor pode traçar um panorama mais completo e que vai permitir um controle financeiro efetivo.


Trace metas e indicadores para medir o desempenho



As metas tangíveis são indispensáveis para o bom desempenho de negócios da área da saúde. É interessante destacar que dentro de um hospital é esperado que alguns setores consumam mais dinheiro do que outro, tanto pelos insumos necessários quanto pela sua relevância.


Portanto, essas informações devem aparecer com clareza na fase de planejamento, de modo que o orçamento de cada setor possa ser traçado. Além disso, é preciso escolher as métricas de avaliação para o desempenho, o que garante que os resultados sejam verificados com eficiência.


Atualize o fluxo de caixa


É possível afirmar que o fluxo de caixa deve ser entendido como uma ferramenta básica para o controle financeiro de qualidade. Ele registra as entradas e saídas, bem como o detalhamento das finalidades de ambas.


Para que este controle seja eficiente, é preciso envolver vários funcionários que sejam capazes de fazer estes registros e manter atualizações constantes. Uma transação deixada de fora pode acabar fazendo a diferença e impactando negativamente.


Procure ter atenção ao desperdício



O almoxarifado é outro aspecto que não deve ser ignorado. Quando não existe atenção especial a ele, os desperdícios acontecem e alguns itens podem acabar ultrapassando o seu prazo de validade. Além disso, é possível perceber a falta de outros que são importantes.


Portanto, ter um controle de produtos que seja constantemente atualizado é fundamental para uma boa gestão. Ele deve incluir a antecipação de pedidos, bem como a recorrência daqueles que são frequentes.


Faça investimentos em manutenção



A estrutura e os equipamentos presentes em um hospital precisam de manutenção preventiva, o que evita a sua deterioração e potenciais acidentes. Porém, muitos gestores acabam deixando estas questões de lado e lidando com os problemas conforme eles aparecem.


Isso pode ser um erro porque vai gerar gastos mais elevados. Além disso, pode fazer com que algumas tecnologias fiquem subutilizadas, o que representa um prejuízo financeiro para a instituição.


Gostou do conteúdo? Visite o nosso site para conhecer mais a respeito dos nossos serviços!

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br