Confira dicas fundamentais para uma boa gestão de insumos hospitalares

Em geral, sabemos que controlar um estoque não é uma tarefa fácil. Se tratando de um estoque hospitalar, o processo é ainda mais complicado, pois exigem cuidados especiais acerca dos insumos concentrados ali.


Entretanto, independente disso, é necessário dispor de estratégias para tornar a estocagem e a condução dos produtos de forma eficiente aos seus destinos, tanto para otimizar o setor quanto para atender as necessidades dos médicos.


Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja 5 dicas práticas de uma boa gestão de insumos hospitalares.

1. Gerencie a demanda


Antes de tudo, sabemos que em algumas situações, a aquisição de remédios controlados precisa seguir à risca as normas governamentais. Sendo assim, é crucial ter um controle criterioso desses tipos de produtos. Assim, a gestão evitará que haja falta desses medicamentos, e logo, deixará de afetar o atendimento de cirurgias, especialmente as emergenciais.


2. Organize os produtos por categoria


Após o recebimento e certificação dos insumos, está na hora de classificá-los e armazená-los. Contudo, percebendo as características peculiares de cada um deles — seja sua forma, tamanho, peso, fragilidade etc. — também deve-se priorizar a frequência de uso.


Portanto, é necessário entender que em determinados tipos de medicamentos, alguns deles precisam ficar sob refrigeração, enquanto outros devem estar mais acessíveis, a fim de agilizar os atendimentos médicos, especialmente os mais urgentes.


3. Torne o estoque e armazenagem ainda mais otimizado


Em geral, ter o hábito de manter um registro contínuo dos insumos que são consumidos é de suma importância para tornar a tomada de decisão ainda mais simples, especialmente as decisões relacionadas à demanda por novos produtos, materiais e organização de estoque.


De forma prática, obter esse controle mais otimizado fará com que desperdícios sejam evitados, além do extravio. Essa preocupação em otimizar o estoque e armazenagem fará, no geral, que os responsáveis entendam o que de fato está sendo gasto no atendimento aos respectivos pacientes.


4. Deixe as quantidades de insumos adequadas


Toda a tarefa de monitoramento, contagem, armazenagem e saída de itens, têm como principal objetivo a otimização da gestão de compras de insumos. Dessa forma, fica ainda mais fácil reduzir a perda de produtos vencidos, obsoletos, danificados ou até mesmo aqueles que ficam tempo demais em estoque — indicando que não são tão demandados assim.


Essa tarefa faz com que os responsáveis pelo setor consigam reduzir custos ineficientes com produtos que já não mais atendem às necessidades de médicos e outros agentes de saúde que trabalham no local.


5. Faça a análise de integrações e relatórios


Uma vantagem de poder contar com a tecnologia para a gestão de estoque de insumos hospitalares é a possibilidade de realizar a implementação de um sistema capaz de acompanhar o fluxo de insumos. E logo, o controle de estoque.


Sem contar que essa automatização otimiza os processos do setor e demonstra ainda mais cuidados com o paciente, oferecendo funcionalidades mais relevantes e focando em processos que exigem mais atenção.


E ai, gostou das dicas? Conforme vimos, realizar a gestão de insumos hospitalares torna a logística desse setor ainda mais eficiente. Sem contar que o dia a dia de trabalho fica ainda mais leve, levando em consideração que a estocagem e quantidade de insumos necessários estão sob controle e podem ser conduzidos de maneira rápida às suas demandas hospitalares.


Portanto, agora que você já conhece as melhores dicas para uma boa gestão de insumos hospitalares, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos otimizar o seu estoque.



GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br