Consultório Odontológico: 5 dicas para acalmar pacientes

Ainda hoje, a maioria das pessoas morre de medo de ir ao dentista. Quando precisam consultar esse profissional, logo imaginam a famosa maquininha que é usada para eliminar as cáries de um dente. Isso causa pânico em muitas pessoas, o que faz com que desistam de consultar.


No entanto, existem algumas estratégias que você pode usar para acalmar os pacientes e, assim, fazer com que se sintam à vontade e confortáveis. Neste conteúdo, apresentamos cinco. Veja a seguir.

1. Coloque odorizador em seu consultório


Normalmente, consultórios odontológicos e clínicas de saúde possuem aquele “cheirinho de hospital” devido aos produtos utilizados no local, o que assusta muitas pessoas.


Assim, tente mudar esse cheiro aplicando alguma substância que torne o consultório odontológico agradável tanto do ponto de vista higiênico, como psicológico. Existem odorizadores, géis, difusores e demais itens que podem ajudar.


Vale destacar que algumas essências aromáticas têm o poder de acalmar. Elas são usadas em técnicas de aromaterapia. Alguns exemplos que podemos citar são: alfazema, nardo e tangerina.


2. Insira músicas tranquilas em seu consultório


Outra dica para acalmar o paciente é inserir músicas tranquilas no consultório. Elas podem ser tocadas tanto na recepção como na sala do dentista. Músicas não apenas acalmam, como também são boas para distrair o paciente.


Normalmente, são inseridas músicas tranquilizantes, como as instrumentais ou clássicas, mas pode optar por outros estilos que também combinem com o local.


3. Tenha uma conversa descontraída com o paciente


Busque também ter uma conversa descontraída com o paciente, fazendo com que ele deixe de focar no procedimento para pensar sobre outras coisas.


Por exemplo, você pode perguntar sobre como foi o dia do paciente e encontrar algum tema interessante para abordar, antes do procedimento. É uma forma legal de iniciar uma conversa e de mostrar ao paciente que pode existir uma boa relação entre ele e o dentista.


4. Preste um atendimento humanizado


Busque também prestar um atendimento humanizado e de qualidade ao paciente. Para isso, coloque-se no lugar dele. A empatia é uma ótima atitude para o dentista que busca não apenas prestar um atendimento humanizado ao paciente, mas encantá-lo.


O atendimento humanizado é um diferencial no mercado, até mesmo considerando a reputação que o sistema de saúde carrega.


Adotar um atendimento humanizado, centrado nas necessidades reais do paciente, é uma forma de obter destaque no mercado e de garantir que ele se mantenha calmo e tranquilo, sabendo que está sendo bem cuidado.


5. Explique ao paciente os procedimentos


Muitas vezes, o paciente chega ao consultório com centenas de dúvidas sobre o procedimento que será realizado. Então, nesse momento, para que ele se sinta calmo e consiga compreender melhor o procedimento, adote uma linguagem didática, explicando ao paciente como a operação será realizada.


Por exemplo, caso se trate de uma restauração direta, explique como ela será realizada. Busque também destacar atenciosamente os cuidados que o paciente deve ter após o procedimento.


Agora que você conhece algumas dicas para fazer o paciente ficar calmo em seu consultório odontológico, não deixe de adotá-las. Afinal, é uma maneira de garantir que seu estabelecimento de saúde se diferencie no mercado.


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