Desperdício dos medicamentos hospitalares: saiba como evitar

Na correria do dia a dia, muitos gestores podem não perceber os insumos que são jogados no lixo. Porém, ao longo dos meses, essa quantia pode ser importante, afetando a economia. Por isso, é importante que você saiba tudo sobre o desperdício dos medicamentos hospitalares: saiba como evitar.


Seja aquele restante que está no frasco ou aquela quantia que é colocada a mais na seringa, cada dose pode afetar o funcionamento correto de um hospital ou até mesmo de uma clínica. E os números comprovam que essa é uma realidade comum.


De acordo com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), existem estudos que comprovam que o custo elevado na área da saúde pode estar relacionado com o desperdício equivocado. Esse aumento nos preços pode corresponder a uma elevação de até 20%.


Sendo assim, fica fácil perceber como essa atitude pode comprometer as finanças e a gestão de qualquer instituição, não é mesmo? Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o conteúdo completo e veja tudo sobre o desperdício dos medicamentos hospitalares: saiba como evitar.

Desperdício dos medicamentos hospitalares: saiba como evitar


Para que esse número não seja uma realidade na sua organização, existem algumas atitudes que podem ser tomadas por toda a equipe, com o objetivo de diminuir o desperdício. Separamos algumas delas em uma lista. Confira:


Encontre as fontes de desperdício


Se você suspeita que há desperdício, o primeiro passo é procurar por esse fato, mapeando todas as áreas que utilizam os medicamentos e o que pode estar acontecendo de errado.


Para isso, é importante ter em mente todas as equipes que fazem a gestão desses itens. Converse com cada um e veja o que está acontecendo de errado.


Lembrando que o equívoco pode estar sendo causado pela pessoa que libera o medicamento ou até mesmo por aquele que está aplicando o produto.


O objetivo é encontrar o erro e pensar na melhor opção para que essa realidade seja alterada nos próximos meses.


Mantenha o monitoramento da temperatura


Nos casos em que o produto precisa estar em determinada temperatura, pode ser uma boa opção contar com um monitoramento que seja capaz de auxiliar na climatização.


Isso porque a exposição a mudança de temperatura pode ser responsável por um desperdício enorme e que será sentido na conta final.


Portanto, é melhor investir do que pagar uma conta muito alta por um erro sério, não é mesmo?


Use um sistema de verificação


Contar com a automatização de um processo que seja capaz de verificar a quantidade dos medicamentos também é uma alternativa válida.


Assim será mais fácil acompanhar o passo a passo e saber onde está o erro e qual é a melhor forma de solucionar o problema.


Converse com as equipes responsáveis


Quando o assunto é desperdício dos medicamentos hospitalares: saiba como evitar, a conversa com as equipes é um ponto primordial!


Sempre esteja em contato com os colaboradores para entender o que pode estar acontecendo e o que deve ser feito para melhorar os processos internos.


Gostou de conferir o conteúdo desperdício dos medicamentos hospitalares: saiba como evitar? Então continue acompanhando o nosso blog!

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br