Dicas para abrir seu primeiro consultório médico

Abrir o próprio consultório médico é um passo importante na carreira de todo profissional da saúde- E é exatamente por representar tanto que ele deve ser bem pensado, planejado e executado, para minimizar as chances de erro.


Para ajudá-lo nisso, separamos cinco dicas para você pensar e refletir, sempre focando em uma boa qualidade de atendimento e fidelidade dos clientes.


Pense bem no local

Parece óbvio, mas estamos falando de algo além da simples escolha do imóvel. O ponto aqui é escolher um local acessível e condizente com o seu público-alvo, exigindo um certo grau de pesquisa e, numa etapa mais avançada, de investimento.


Se o seu objetivo é atender em locais com um número grande de pessoas, considere buscar por lugares próximos ao metrô, terminais de ônibus, praças públicas, etc. Caso a ideia seja atender um público mais seleto, talvez um imóvel com estacionamento próprio seja ideal.


Além disso, é importante pesquisar se, nas proximidades, já existe algum profissional da saúde que atua na mesma área e especialidade que você. Caso a resposta seja positiva, considere tentar outro local.


Escolhendo o imóvel ideal

Agora que temos definido qual a região, é hora de pensar no imóvel propriamente dito, afinal, essa será a estrutura física do seu trabalho no dia a dia.


Os consultórios, de modo geral, possuem uma recepção, banheiros, salas de atendimento e, se for o caso, uma sala exclusiva para realizar exames. Em alguns casos, é interessante ter uma copa, para que os seus colaboradores tenham um local para ficar nos momentos de folga.


Pensar na acessibilidade também é algo a ser levado em consideração, que dão mais possibilidades para que todos entrem no estabelecimento sem maiores dificuldades.


Pense na decoração interna

Este é um ponto muito importante, já que se trata do primeiro contato que seus pacientes vão ter com os seus serviços, por isso, uma decoração bem-feitas, passa uma boa primeira impressão, o que já ajuda na comunicação e na construção de uma marca forte.

Um lugar com uma aparência ruim, demonstra um desleixo por parte do médico, dificultando e minimizando as suas chances de fidelizar novos pacientes.


Categorize o seu atendimento

A Agência Nacional de Saúde (ANS) possui 54 categorias para estabelecimentos médicos, e esse também deve ser um dos seus primeiros passos.

As três principais categorias escolhidas são: clínica médica popular, consultório incluindo até duas especialidades médicas e clínica geral que realiza procedimentos médicos simples.


Vá atrás das exigências legais e sanitárias

Agora é preciso legalizar o seu consultório, para que todas as questões legais e sanitaristas estejam em ordem. Essa etapa é uma das mais trabalhosas e varia de cidade para cidade, por isso busque a Vigilância Sanitária, corpo de bombeiros e demais órgãos da prefeitura local.

O ideal é ter um contador de sua confiança, para que ele cuide das questões burocráticas e ficais, a fim de estar tudo de acordo com as normas vigentes.


Gostou das nossas dicas?


Acesse o nosso blog e veja mais artigos sobre a gestão médica.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br