Entenda a importância da manutenção corretiva em aparelhos hospitalares

Os equipamentos hospitalares são parte fundamental do funcionamento das instituições de saúde, essenciais para diversos tratamentos e também usados como ferramentas para diagnóstico de inúmeros quadros. São aliados na hora de cuidar da saúde dos pacientes.


Porém, esses equipamentos precisam estar sempre com a manutenção corretiva em dia e em boas condições de uso. Esse cuidado garante que esses itens estejam atuando de maneira confiável e também evita gastos financeiros futuros com reparos, uma vez que são equipamentos nada baratos.


Vamos entender melhor qual a verdadeira importância da manutenção corretiva de equipamentos hospitalares e descobrir o porquê de ser um cuidado que não pode ser negligenciado

Primeiro, o que é manutenção corretiva?


O serviço de manutenção corretiva tem o objetivo de reparar algum problema de funcionamento que tenha sido detectado no equipamento hospitalar. Ou seja, ele acontece após a identificação de alguma falha ou defeito.


É diferente da manutenção preventiva. Enquanto a corretiva visa reparar algum problema específico, a preventiva é feita antes que alguma falha ocorra, de maneira a evitar problemas futuros. Mas, qual a relevância da manutenção corretiva?


1 - Vida útil prolongada


Uma boa manutenção é um dos fatores que aumentam a vida útil dos equipamentos hospitalares. No caso da manutenção corretiva é importante ressaltar que um equipamento apresentando algum defeito pode sofrer desgaste excessivo e ter sua vida útil diminuída, por isso é importante reparar rapidamente algum dano.


2 - Menos substituições


Quando uma instituição adquire um equipamento hospitalar a intenção é que ele dure por muito tempo e atenda o máximo possível de serviços, até pelo alto valor que esses itens representam.


Nesse sentido, a manutenção corretiva agrega uma menor necessidade de substituição de equipamentos inteiros. Além disso, o reparo rápido e eficiente evita que danos mais graves afetem o equipamento, algo comum quando a manutenção é negligenciada.


3 - Gastos menores


Uma manutenção corretiva rápida e eficaz, além de manter os equipamentos sempre operacionais, evita que a instituição tenha que cancelar exames, tratamentos ou procedimentos. No final, os gastos são menores tanto por manter o equipamento em boas condições quanto por não prejudicar a operação de rotina.


4 - Maior segurança


Os equipamentos hospitalares precisam ser precisos, confiáveis e estáveis. Por serem tão importantes em diversos procedimentos onde a vida humana pode estar em risco, manter a manutenção corretiva é uma maneira de equipamentos confiáveis e operacionais.


Nesse caso, um erro pode significar um dano grave para uma pessoa, por isso é imperativo manter a manutenção dos equipamentos em dia e zelar pelo bom funcionamento desses itens.


Conheça a Distrimédica



Com quase 10 anos de experiência, nós nascemos para garantir soluções em produtos de saúde, conciliando eficiência, qualidade e boa experiência com os clientes e parceiros. Acesse nosso site clicando aqui e conheça nossas soluções.


Sabemos que o cuidado com a saúde não pode esperar, por isso trabalhamos para garantir agilidade, qualidade e produtos de excelência para os nossos clientes. Entre em contato conosco para tirar dúvidas e encontrar as melhores soluções, estamos sempre disponíveis.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br