Gestão orçamentária: a importância de um bom fornecedor de produtos hospitalares

Administrar um hospital ou uma clínica não é para amadores. Requer estudo, planejamento e competência para utilizar da melhor forma possível os recursos disponíveis. E um pilar fundamental dentro desse tipo de gestão orçamentária é encontrar um bom fornecedor de produtos hospitalares.

Quando se fala sobre insumos dessa natureza, logo vem à mente instrumentos cirúrgicos, medicamentos especiais, dispositivos de alta tecnologia ou itens descartáveis, como curativos e luvas, por exemplo..


São produtos importantes na rotina de ambientes hospitalares e clínicos, com as mais diversas finalidades e que necessitam de diferentes maneiras de conservação e transporte. Sem contar com os prazos de validade específicos de cada modalidade.

Por conta disso, o gestor deve estar atento quanto aos fornecedores desses insumos, que podem entregá-los tanto diretamente e também por meio de distribuidoras ou outros intermediários.

Qualidade e preço bom

Quem trabalha com saúde sabe que o uso do equipamento mais avançado ou do medicamento mais eficaz – mesmo sendo muitas vezes mais caro – pode salvar uma vida. Por isso, a qualidade do produto é fundamental.

Portanto, verifique, antes de efetuar a compra, as características e a procedência dos itens. Para tanto, sempre é válido exigir demonstração dos equipamentos e dos insumos de diferentes fabricantes, sempre de olho em novidades no mercado.

No entanto, mesmo priorizando a qualidade, é necessário avaliar também o lado financeiro. É sempre bom pesquisar as diversas opções de cada produto, levando em conta quais as alternativas de qualidade que têm o preço menos caro.

Outra dica sobre custo-benefício é ver se a empresa fornecedora do produto procurado também fabrica outros itens utilizados pelo hospital ou clínica. Isso traria maior economia de tempo e de dinheiro, pois uma compra mais ampla possibilitaria negociar melhores condições de pagamento.


Reputação do fornecedor

Outros pontos precisam ser analisados ao escolher quem venderá os produtos hospitalares para a sua instituição de saúde. E uma medida essencial, além da procura por qualidade dos produtos e por uma boa relação custo-benefício, é verificar o histórico da empresa fornecedora.

É sugerido que se faça uma busca rápida na internet em busca de reclamações de outros clientes, além da tradicional busca de referência com gestores de outros hospitais e clínicas.

Agindo assim, é possível ter uma noção da postura do fornecedor, se honra com seus compromissos, se cumpre prazos ou se os produtos oferecidos realmente cumprem com o que é prometido.

Essa investigação prévia é muito útil, principalmente se a empresa é nova no mercado e também quando as cifras envolvidas na negociação são altas.


Questões logísticas

Além do que já foi citado anteriormente, o gestor do hospital ou clínica também deve levar em consideração se a empresa possui uma boa logística. Todo o processo que envolve a saída dos produtos do fornecedor e chegada nas mãos do cliente requer cuidados que precisam ser respeitados.


Tais produtos possuem características distintas entre si, seguindo padrões internacionais de transporte, embalagens adequadas, prazo de validade e temperatura de conservação. Por isso, é importante verificar se a empresa é cuidadosa com essa etapa, especialmente na reposição emergencial de estoque.

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