O que a vacina contra covid-19 nos ensinou sobre a gestão de insumos?

A gestão de insumos é fundamental para qualquer ambiente de saúde, pois é essa gestão que pode evitar perdas, grandes prejuízos financeiros e ainda garantir a segurança de seus pacientes e colaboradores.


Temos vivenciado, nesse contexto de pandemia em que vivemos devido a COVID-19, diversas falhas a respeito da gestão de insumos, principalmente relacionadas a campanha de vacinação, e isso tem impactado nossa realidade.

Por isso, vamos falar nesse post sobre o que é a gestão de insumos e qual a sua importância para um ambiente de saúde, bem como sobre a sua relação com o processo de vacinação contra a COVID-19.

Confira a seguir!

MAS O QUE É GESTÃO DE INSUMOS?

A gestão de insumos em um ambiente de saúde é responsável por todo o processo de aquisição de produtos, armazenamento, estocagem desses insumos e o controle de uso no ambiente de saúde.

Apesar de parecer um processo simples, a gestão de insumos pode ser muito complexa, pois ela faz parte dos setores responsáveis pelos resultados finais de qualquer empresa na área da saúde.


Nesse sentido, uma gestão de insumos ineficaz pode causar grandes prejuízos para uma empresa.

Isso porque a gestão de insumos na área da saúde representa o segundo maior gasto para empresas do setor, ficando atrás apenas da folha de pagamento da organização.


Por isso, apostar em uma gestão capaz de reduzir riscos e evitar perdas é fundamental para evitar grandes prejuízos financeiros, além de evitar o risco a segurança tanto de seus pacientes, quanto a de seus colaboradores.


QUAL A RELAÇÃO ENTRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 E A GESTÃO DE INSUMOS?

A importância da gestão de insumos se apresentou de forma extremamente clara ao longo de toda a pandemia através da falta de insumos necessários para atender a população e pacientes com COVID-19.

No Brasil, pudemos ver o caos gerado a partir de uma má gestão de insumos quando observamos a falta de insumos básicos em hospitais e clínicas de saúde, chegando ao momento extremo em que vivenciamos a falta de oxigênio na cidade de Manaus, no estado do Amazonas.


Além dessas faltas de insumos essenciais durante toda a pandemia, pudemos observar também a influência da gestão de insumos no processo de vacinação contra a COVID-19.

Nesse sentido, houve desde a falta de insumos básicos até a falta do insumo considerado matéria-prima para a fabricação da vacina, como o principal ingrediente farmacêutico ativo para a produção de novas doses.


A ausência desse insumo tão importante fez com que a produção da vacina fosse interrompida, atrasando ainda mais o calendário brasileiro de vacinação e potencializando o agravamento da pandemia, pois a vacina é a melhor e única saída para esse problema tão grave que atinge o mundo todo.


Por fim, pudemos perceber nesse post que a vacina contra a COVID-19 clareou a importância que a gestão de insumos possui em qualquer ambiente de saúde.


Gostou desse post e quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site da Distrimédica e confira os melhores produtos médicos, cirúrgicos, hospitalares e odontológicos disponíveis para a sua empresa!

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br