Outubro Rosa: Quais são os cânceres mais comuns em mulheres?

Ao falar de Outubro Rosa não podemos esquecer dos cânceres mais comuns em mulheres. Afinal, a prevenção é o mais indicado para todos os casos. E para isso precisamos entender os sinais e ações que colaboram para prevenir a doença ou detectar o mais breve possível.

Quais são os cânceres mais comuns em mulheres?


Câncer de mama



O câncer de mama em si não é tão agressivo de início, o grande impasse é que muitas pacientes recebem diagnóstico quando está muito avançado. Assim, a melhor alternativa é a prevenção, ficar atenta aos sinais do organismo de que algo não está bem.


Por isso, sintomas como pele irritada, inchado, mamilo invertido ou com dor, nódulos, caroços, secreção e vermelhidão precisam ser observados. Caso perceba no toque algo diferente nas mamas ou região da axila o ideal é procurar um médico para avaliação.


Câncer no colo do útero


O vírus HPV, transmitido por meio da relação sexual, é o principal causador desse tipo de câncer. Os sintomas como corrimento vaginal com cor e cheiro desagradável, sangramentos depois da relação, mudanças em hábitos de micção e intestinais são todos sinais de alerta.


Mais uma vez a prevenção é a chave, porque as chances de cura quando detectado no início são muito grandes. Então, é recomendado manter a rotina de exames ginecológicos, como o papanicolau, a fim de detectar qualquer alteração e se preciso iniciar o tratamento.


Câncer colorretal


O câncer colorretal afeta intestino grosso e reto, seus sintomas são mais silenciosos. Portanto, infelizmente pode acontecer de o diagnóstico vir de maneira tardia. Os sintomas são sangue na hora de evacuar, diarreia crônica, constipação, cólica, entre outras mudanças.


Há também sintomas não muito específicos, como anemia, portanto é importante manter visitas regulares ao médico e observar seu corpo. Principalmente mulheres acima dos 50 anos, idade mais comum para esse tipo de câncer. Quanto mais cedo detectar melhores são as chances de sucesso no tratamento.


Câncer de pulmão



O fim do tabagismo colaborou para reduzir os casos do câncer de pulmão, visto que está associado ao consumo do cigarro. Assim, surgem sinais como tosse frequente, sangue na secreção, rouquidão, dores no peito, perda de peso e falta de ar.


Além de outros sinais no sistema respiratório, portanto, é necessário abandonar maus hábitos, como o tabagismo, a fim de evitar a doença. Também é importante manter os exames de rotina, a fim de identificar a doença ainda no início.


Câncer de tireoide



A glândula tireoide, localizada no pescoço, é responsável por produzir e regular os hormônios ligados ao metabolismo. As pacientes do câncer de tireoide são, principalmente, mulheres com idade entre 20 e 65 anos. E os causadores mais comuns são a radiação por doenças anteriores e fatores genéticos.


Portanto, quem tem histórico de doenças na família precisa ter atenção ainda maior nos exames preventivos. Por isso tenha atenção para nódulos na região do pescoço e procure um especialista caso apareçam.


A importância do Outubro Rosa


O Outubro Rosa tem intuito de colaborar para prevenção do câncer de mama, entre outros cânceres mais comuns em mulheres. Isso porque prevenir é o melhor caminho para que as taxas de cura sejam cada vez maiores, pois detectar mais cedo é fundamental.


O seu hospital ou clínica precisa de materiais hospitalares? Entre em contato conosco!

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br