Quais os medicamentos mais utilizados em odontologia?

O uso de medicamentos na odontologia faz parte da rotina do profissional, são substâncias que ajudam os pacientes durante o tratamento. Seja em caso de cirurgia ou para preparação para algum procedimento específico, tornando o processo melhor para paciente e profissional.


Daí a necessidade de entendermos quais são os medicamentos mais usados no consultório do dentista. Afinal, é interessante entender os que precisam ser comprados com maior frequência e quais as suas aplicações. Veja!

Quais os medicamentos mais utilizados em odontologia?



O primeiro contato com o paciente vai ajudar a fazer a anamnese e estipular as necessidades e alergias desse indivíduo. A partir daí, o profissional já começa a traçar um plano de tratamento que envolve uma série de medicamentos e procedimentos.


Por isso, os medicamentos mais usados são os analgésicos, anti-inflamatórios, anestésicos locais e antibióticos. A seleção do fármaco é uma etapa importante do tratamento, que requer atenção do dentista e organização sobre os seus suprimentos.


No caso de pacientes recorrentes o trabalho é mais simples, já que o histórico já é de conhecimento do dentista. Assim, o acompanhamento se torna mais produtivo e o profissional tem maior facilidade na hora de se organizar na administração dos pedidos de medicamentos.


Qual a finalidade de cada um deles?


Vimos que é muito importante compreender os medicamentos mais usados principalmente por conta da administração da compra de suprimentos. Assim, vamos considerar as funções principais daqueles mais usados. A começar pelos analgésicos, que alcançam essa posição por ajudarem a combater as dores.


Muitos pacientes procuram atendimento por conta desse sintoma. E como ele vem acompanhado, normalmente, de inflamação. Também é comum a indicação de remédios para dor após procedimentos cirúrgicos.


Por outro lado, os anti-inflamatórios são diversos os tipos e recomendados de acordo com as necessidades do paciente. Costumam ser necessários em quadros com inflamações e muitas dores.


Os antibióticos são outro tipo de medicamento parte da rotina, sendo amoxicilina, clindamicina, penicilina, metronidazol, azitromicina e moxifloxacino os mais usados. Combatem o surgimento de bactérias, apresentando uma ação mais pontual e rápida para o paciente.


Por fim, os anestésicos locais apresentam utilidade em procedimentos que podem causar mais desconforto ao paciente. É possível retirar o estímulo nervoso e trabalhar sem que o tratamento cause fortes dores nos pacientes. Isso engloba uma série de procedimentos mais ou menos invasivos.


Esses são os medicamentos mais utilizados em odontologia e que precisam ser de conhecimento do profissional. É importante saber o que receitar ao paciente de acordo com suas necessidades. Também é de suma importância compreender quais precisam fazer parte dos suprimentos do consultório.


Tudo contribui para um atendimento de qualidade junto aos pacientes e para melhor administração do consultório. Isso resulta em economia de recursos e uso deles para ações mais pontuais de crescimento da empresa. Então, é interessante entender o processo de aquisição de medicamentos como algo também estratégico.


Encontrar parceiros faz com que sua empresa consiga promover uma prestação de serviços confiável. Além de adquirir medicamentos por preços melhores e na quantidade correta para sua rotina.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br