Saiba como evitar a perda dos insumos hospitalares

Sem dúvida, o processo de preservação de insumos hospitalares é de suma importância para o funcionamento das atividades internas. Afinal, se não temos produtos e instrumentos de qualidade para atender aos pacientes, não vamos oferecer melhorias significativas para as pessoas que estão presentes ali.


Por esse motivo, é crucial atentar-se aos insumos — sobretudo os mais sensíveis — e buscar as melhores formas para evitar a sua perda. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e veja 3 dicas práticas de sucesso para reduzir a perda de insumos em seu hospital.

1. Faça um mapeamento para encontrar as fontes de desperdício


O primeiro passo a ser feito para evitar a perda de insumos hospitalares, é olhar o ambiente interno no qual os produtos estão inseridos. De forma prática, busque fazer uma checagem de registros de, pelo menos, seis meses atrás.


Dessa forma, fica mais fácil entender quais foram os principais desperdícios ocorridos nesse período, e a origem. Em outras palavras, é possível identificar se o problema de desperdício foi ocasionado por um erro de logística, de armazenamento, de gestão, e entre outros relacionados.


2. Utilize tecnologia a seu favor


Quando nos referimos a insumos, bem como medicamentos termolábeis e vacinas, por exemplo, a questão pode ser ainda mais grave. Isso porque esses produtos são extremamente sensíveis — seja em umidade ou à temperatura — podendo se tornar totalmente descartáveis em minutos.


Sendo assim, através de soluções mais digitais, especialmente os que promovem automação, podem acabar monitorando a umidade e a temperatura dos locais onde os insumos são guardados. Assim, a equipe não precisa ficar conferindo diariamente a durabilidade e qualidade dos produtos, já que podem ser avaliados de forma automatizada.


Além disso, a tecnologia promove mais otimização para que os funcionários envolvidos na área tenham tempo para focar em atividades para otimizar ainda mais a gestão de estocagem, e por sim, garantir durabilidade dos produtos em questão.


3. Incentive uma cultura de tolerância ao desperdício


Não menos importante do que as dicas citadas acima, é fazer com que os colaboradores que estão envolvidos na área de estocagem dos produtos, tenham em mente uma cultura de tolerância ao desperdício. Um exemplo a citar disso, é a questão de coletar somente os materiais que são demandados em um processo hospitalar — como uma cirurgia, por exemplo.


Ou então desenvolver um método para deixar esses produtos próximos aos seus respectivos destinos, a fim de reduzir a ociosidade de atividades e também a perda de insumos — dependendo do tempo. Tendo isso em mente, a equipe fica mais “atenta” aos processos e adquire ações mais sustentáveis.


Gostou das dicas? Conforme vimos, os insumos hospitalares são cruciais para manter as atividades internas em funcionamento, e acima de tudo, com segurança. Por esse motivo, invista nas dicas citadas acima para melhorar ainda mais a gestão de insumos.


Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o assunto, que tal conhecer os nossos produtos? Acesse agora mesmo o nosso site e confira nossos materiais médicos.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Inscreva-se para receber mais em seu e-mail.

SOBRE A DISTRIMÉDICA


Nascemos em 2013 com o compromisso de distribuir medicamentos e produtos médicos, odontológicos, cirúrgicos e hospitalares. Atuamos em expansão na região Nordeste, com distribuição direta no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. E estamos avançando mais.


Clique no link do whatsapp presente nesta página e fale agora com a gente!

https://www.tatics.com.br